H O N D A
Em 1948, Soichiro Honda com 41 anos de idade, U$ 3.200,00 e um sonho, começou a Honda Motor Company. Logo após se uniu a Takeo Fujisawa e juntos construíram um império. Primeiro construíram uma bicicleta motorizada, a Honda A Type Dream em 1947, e logo após, em 1949, a primeira motocicleta Honda, a D Type Dream (98 cc e 3 hp).
A esta primeira motocicleta Honda se seguiram:
- 1954 - Juno Scooter;
- 1959 – CA 76 Dream Touring 300 – bicilíndrica, 305 cc, 25 bhp, quatro marchas;
- 1954 - Juno Scooter;
- 1959 – CA 76 Dream Touring 300 – bicilíndrica, 305 cc, 25 bhp, quatro marchas;
- 1959 - C 100 Super Cub 50cc, quatro tempos, duas marchas, 1961 – CB 77 Super Hawk, bicilíndrica, 305 cc;
atingindo 40 mph (30 milhões de unidades vendidas no mundo);
- 1961 – CB 92R, bicilíndrica, 125 cc, 16 hp;
- 1961 – RC 143, 23 hp a 14000 rpm, 111 mph de velocidade final.
Em 1961 a Honda obtém a Primeira Vitória no Tourist Trophy da Ilha de Man, com uma Honda 125cc pilotada por "Mike the Bike" (Mike Hailwood). Foi o primeiro dos 14 títulos conquistados por Mike nestes TT’s. Em 1962 a Honda lança a campanha publicitária "You meet the nicest people on a Honda", que ajudou a acabar com o mito de que motocicletas eram somente para pessoas rudes e rebeldes, revolucionando o mercado e reabrindo em definitivo o mercado de motocicletas para o transporte e lazer de pessoas comuns. Em 1997 a Honda já havia vendido mais de 100 milhões de motocicletas.
CB 92R - 1962
S U Z U K I
O empresário Michio Suzuki, no setor têxtil desde 1909 com a Suzuki Loom Works em Hamamtsu, Prefeitura de Shizuoka, Japão, iniciou a produção de motocicletas através do modelo Suzuki 1952 Power Free E1, uma bicicleta motorizada de 36 cc, dois tempos, 1hp a 4000 rpm.
Á Suzuki Power Free, seguiram-se a:
1953 – DF 1 Diamond Free, 58cc, monocilíndrico, dois tempos, 2hp a 400 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);
1953 – DF 1 Diamond Free, 58cc, monocilíndrico, dois tempos, 2hp a 400 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);
- 1954 - Colleda Co, 90 cc, monocilíndrico, quatro tempos, 4hp, 3 marchas;
- 1954 – SJK Mini Free, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos, 1,8 hp a 4500 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);
- 1955 – Colleda COX, 123 cc, monocilíndrico;
- 1954 – SJK Mini Free, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos, 1,8 hp a 4500 rpm, duas marchas (bicicleta motorizada);
- 1955 – Colleda COX, 123 cc, monocilíndrico;
- 1955 - Colleda ST 123cc (5,5 hp) e Colleda Porter Free DH-1 (5,5 hp);
- 1956 – Colleda TT, 247 cc, 16hp, bicilíndrico, dois tempos; Colleda COX-2, monocilíndrico, quatro tempos; Colleda ST-2, - 123cc, dois tempos; DH-2 Porter Free, 102 cc, dois tempos;
- 1957 – Colleda ST III, 123cc, dois tempos;
- 1958 – Colleda TM, 247 cc, dois tempos, 18hp a 6000 rpm; SM-1 Suzumoped, 50 cc, dois tempos;
- 1959 – Colleda RA, 125, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda RB, 125 cc, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda Seltwin, 123 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda ST 6 A, 123cc, monocilíndrico, dois tempos; SM-2 Suzumoped, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1960 – Colleda 250 TB, 246 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Colleda Seltwin SB-S, 150 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda Seltwin 125 SB-2, 123cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; RT 60, 125 cc, , bicilíndrico paralelo, dois tempos (competição); 50 MA Selpet, 48 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1961 – Colleda 250 TB, 24 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Suzuki RT 61, 125 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 150 km/h de velocidade final (competição).
- 1956 – Colleda TT, 247 cc, 16hp, bicilíndrico, dois tempos; Colleda COX-2, monocilíndrico, quatro tempos; Colleda ST-2, - 123cc, dois tempos; DH-2 Porter Free, 102 cc, dois tempos;
- 1957 – Colleda ST III, 123cc, dois tempos;
- 1958 – Colleda TM, 247 cc, dois tempos, 18hp a 6000 rpm; SM-1 Suzumoped, 50 cc, dois tempos;
- 1959 – Colleda RA, 125, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda RB, 125 cc, monocilíndrico, dois tempos (competição); Colleda Seltwin, 123 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda ST 6 A, 123cc, monocilíndrico, dois tempos; SM-2 Suzumoped, 50 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1960 – Colleda 250 TB, 246 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Colleda Seltwin SB-S, 150 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; Colleda Seltwin 125 SB-2, 123cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos; RT 60, 125 cc, , bicilíndrico paralelo, dois tempos (competição); 50 MA Selpet, 48 cc, monocilíndrico, dois tempos;
- 1961 – Colleda 250 TB, 24 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 20 hp a 6000 rpm; Suzuki RT 61, 125 cc, bicilíndrico paralelo, dois tempos, 150 km/h de velocidade final (competição).
Em 1954 a Companhia mudou seu nome para Suzuki Motor Corporation e passou a produzir também carros, iniciando a produção do Suzulight de 360 cc e duas marchas. Nesta época a Suzuki já produzia 6000 motocicletas por mês.
Colleda 250 TB 1962
Y A M A H A
No começo da década de 1950, Genichi Kawakami, (presidente de terceira geração da empresa e segundo Kawakami a assumi-la), filho mais velho de Kaichi Kawakami, fundador da Nippon Gakki, (Instrumentos Musicais e eletrônicos, hoje Yamaha Corporation), procurando por uma nova área de atuação e visando a fabricação de novos produtos para o mercado consumidor através de seu parque industrial, já anteriormente utilizado para a fabricação de motores de avião, após pesquisar vários produtos como, semeadoras, peças de automóveis, scooters e tríciclos para trabalho, decidiu lançar a semente da Yamaha Motor Company, fundada em 1955, produzindo motocicletas. Durante este período, Genichi Kawakami visitou várias vezes os Estados Unidos e designou o seu chefe de divisão de pesquisa para visitar as fábricas de motocicletas japonesas lideres de mercado. Foi comunicado por sua equipe de pesquisa que ainda havia uma grande oportunidade no mercado de motocicletas japonesas, mesmo que estivessem entrando neste mercado um pouco tarde. Com a decisão tomada ele, e seus engenheiros chefes, foram para a Alemanha e outros países da Europa, pesquisar as melhores técnicas de fabricação de motocicletas. Assim, em agosto de 1954, estava pronto o primeiro protótipo de motocicleta Yamaha, com 125 cc e motor dois tempos monocilíndrico, a Yamaha YA-1. Antes de colocá-la no mercado, submeteu a motocicleta a um teste de "endurance" de 10.000 km, para certificar que era um produto de primeira linha. A Yamaha YA-1, 125cc, monocilíndrica, dois tempos, foi lançada em 1955 e foi baseada na monocilíndrica Alemã, DKW RT de 125cc, custando, à época, 138.000 ienes. Em 1956 foi lançada a YC-1, de 170cc, monocilíndrica, dois tempos, custando 145.000 ienes. Em 1957 foi lançada a YD-1 250cc, bicilíndrica, dois tempos, baseada na bicilíndrica Alemã, Adler MB250cc dois tempos, custando 185.000 ienes. Em 1959, foi lançada a YDS-1 250cc bicilíndrica, dois tempos, custando 185.000 ienes.
Chegada de Genichi Kawakami na Yamaha, finalizando o teste de 10.000km da YA-1 1954
- YA-1 1955
- YC-1 1956
- YD-1 1957
- YDS-1 1959
Yamaha YDS-1
K A W A S A K I
Em 1878, Shozo Kawasaki funda um estaleiro, que se torna sequentemente, também, fábrica de locomotivas, vagões, equipamentos ferroviários, aviões, etc... até se tornar em 1969 a Kawasaki Heavy Industries Ltd., holding industrial altamente competitivo no mercado global até os dias atuais. Em 1961, a Kawasaki Aircraft Co, Ltd., para se tornar mais competitiva no emergente mercado global, produz sua primeira motocicleta e inicia sua disputa por uma fatia do mercado mundial de motocicletas.
H A R L E Y - D A V I D S O N
Ao final da II Guerra Mundial, a Harley-Davidson, bem sucedida em seus contratos com as forças armadas aliadas, e com departamentos da polícia americana, consegue se firmar como a principal produtora de motocicletas norte-americanas.
Os modelos mais importantes da Harley-Davidson entre o pós-guerra e a década de 1960 foram:
Os modelos mais importantes da Harley-Davidson entre o pós-guerra e a década de 1960 foram:
- 1946 F e 1947 FL V Twin 1340cc Knuclehead;
- 1948 125 Model S, monocilíndrico dois tempos, 3hp e consumo de 38 km/l e com velocidade final de 80 km/h;
- 1948 FL V Twin 1200cc Panhead, 50 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h, que era mais confiavel, requeria menos manutenção e com a opção do banco "Budy Seat" teve a missão de atrair novos motociclistas para a marca;
- 1950 WR V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor (a tataravó das atuais Sportster 883);
- 1950 EL e 1951 FL, com suspensão dianteira hidráulica "Hydra Glide" (apresentada em 1949), V Twin 1200cc Panhead, 55 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h;
- 1952 FLF V Twin 1200cc Panhead, com câmbio já no pé esquerdo, través de "ratoeira/mouse trap";
- 1952 K V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor;
- 1955 FLH V Twin 1200cc Panhead, 60 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 169 km/h;
- 1955 Servicar Triciclo V Twin 1200cc Panhead;
- 1955 KH V Twin 883cc Flathead, com velocidade final de 153 km/h;
- 1956 KHK e KR V Twin 883cc Flathead;
- 1957 XL "The Sportster" V Twin 883cc;
- 1958 FLH com ambas as suspensões hidráulicas, a "Duo Glide" V Twin 1200cc Panhead, e com velocidade final de 161 km/h;
- 1958 XLCH Sportster V Twin 883cc com velocidade final de 185 km/h, com visual "scrambler" e criada por pressão de motociclistas Californianos que queriam uma moto com desempenho a altura das inglesas bicilíndricas paralelas; - 1960 XLH Sportster V Twin 883cc.
- 1948 125 Model S, monocilíndrico dois tempos, 3hp e consumo de 38 km/l e com velocidade final de 80 km/h;
- 1948 FL V Twin 1200cc Panhead, 50 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h, que era mais confiavel, requeria menos manutenção e com a opção do banco "Budy Seat" teve a missão de atrair novos motociclistas para a marca;
- 1950 WR V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor (a tataravó das atuais Sportster 883);
- 1950 EL e 1951 FL, com suspensão dianteira hidráulica "Hydra Glide" (apresentada em 1949), V Twin 1200cc Panhead, 55 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h;
- 1952 FLF V Twin 1200cc Panhead, com câmbio já no pé esquerdo, través de "ratoeira/mouse trap";
- 1952 K V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor;
- 1955 FLH V Twin 1200cc Panhead, 60 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 169 km/h;
- 1955 Servicar Triciclo V Twin 1200cc Panhead;
- 1955 KH V Twin 883cc Flathead, com velocidade final de 153 km/h;
- 1956 KHK e KR V Twin 883cc Flathead;
- 1957 XL "The Sportster" V Twin 883cc;
- 1958 FLH com ambas as suspensões hidráulicas, a "Duo Glide" V Twin 1200cc Panhead, e com velocidade final de 161 km/h;
- 1958 XLCH Sportster V Twin 883cc com velocidade final de 185 km/h, com visual "scrambler" e criada por pressão de motociclistas Californianos que queriam uma moto com desempenho a altura das inglesas bicilíndricas paralelas; - 1960 XLH Sportster V Twin 883cc.
Em 1960 a Harley Davidson, interessada em fabricar motocicletas de pequena cilindrada em função do mercadológico da época, adquiriu metade da Italiana Aeronautica Macchi of Varese (Aer Macchi) e começou a produzir o scooter Topper em 1960 (o scooter do "Zé Colmeia" e da série televisiva "77 Sunset Strip"), com preço de U$ 430,00 (com a chegada da Honda Cub de 50cc aos EUA no mesmo ano, as vendas do Topper despencaram); a monocilíndrica horizontal Sprint de 250 cc em 1961, e a on/off road monocilíndrica com motor dois tempos, Scat de 165 cc. Em 1941 foram lançados modelos que incorporaram os melhoramentos e a experiência da década anterior. As forças policiais, acostumadas com as JD de 1200cc, pediam a mesma cilindrada na Knuckle Head o que permitiria velocidades maiores; outras mudanças foram aprimoramentos na embreagem, caixa, lubrificação do cabeçote, bloco do motor reforçado e eixo da biela reforçado. Os pneus mudaram para 5.00 x 16". o fundo do velocímetro passou de branco para preto, o tanque levou uma faixa cromada dividindo-o ao meio. O modelo da Knuckle Head de 1200cc tomou o nome de F (FL para alta compressão) e os de válvula lateral U (UL para alta compressão) e ULH para o modelo de 1340cc. O mostrador no painel "olhos de gato" permaneceu até 1946. As cores disponíveis eram o azul clipper, vermelho voador, verde crusador, preto e verde oliva. Enquanto em 1948 as modelos "U" saiam de linha de produção deixando somente as WL45 como modelo de válvula lateral, era introduzido o modelo Pan Head, denominado assim por causa do formato de panela da tampa de válvulas. A Pan Head não era somente um novo cabeçote, o quadro mudou para acomodar um motor mais alto, mais leve e com dutos de lubrificação internos. Era equipada com uma nova bomba de óleo, mas a mudança mais significativa eram os tuchos de válvula hidráulicos que permitiam que o ajuste perfeito das válvulas fosse menos crítico e o motor assim trabalhava mais frio. Um novo comando acompanhava o sistema. As cores disponiveis eram o azul azure, vermelho voador e preta. Em 1949 foram introduzidos os garfos hidráulicos e o modelo ganhou o nome de "Hydra-Glide". Os paralamas também mudaram com um corte superior mais reto. Em 1952 foi oferecido o câmbio no pé como opcional e o câmbio manual permaneceu em catálogo até 1972. O ano de 1952 foi o último ano para a WL de 750cc e para a EL Panhead de 1000cc. Em 1955 foi lançado o modelo FLH de 1200cc com compressão de 8.00:1 e 60 hp. Desta vez o "H" não representava o aumento da cilindrada para 1340cc como anteriormente, porém um aumento de performance originada por mudanças nos coletores de admissão e novo cabeçote. O motor de 750cc de válvula lateral permaneceu em produção até 1973, em parte devido ao Servicar e por outro lado pelos modelos WR de competição e o K lançado em 1952 com caixa de marcha no bloco do motor (unit) e balança traseira. Esses modelos esportivos eram muitíssimos apreciados pela durabilidade e baixo custo de manutenção, ao qual veio se juntar em 1957 o modelo XL Sportster. Em 1958 o modelo "Hydra-Glide" transformou-se no "Duo-Glide" com a utilização de uma balança na suspensão traseira, que além dos amortecedores traseiros trazia outras inovações tais como freio hidráulico traseiro, transmissão e embreagem reforçadas, aletas de refrigeração no cabeçote aumentadas e molas de válvula mais fortes. As cores disponíveis eram o azul celeste/branco, vermelho calipso/branco, cinza sabre metálico/branco e preto/branco. A adição de partida elétrica em 1965 fez com que a "Duo-Glide" se transformasse na "Electra-Glide".
Harley-Davidson Servi-Car 1934
I N D I A N
Em 1945, um grupo liderado por Ralph B. Rogers adquiriu o controle da companhia. Em primeiro de novembro de 1945, Paul Du Pont passa o controle da Indian Motorcycles para Rogers. Em 1949 a Indian, inspirada no sucesso das motos inglesas com motores bicilíndricos paralelos, lança a linha Scout com 426 cc, "The Torque Series". Em 1949, apenas 15 Indians Chiefs (iguais ao modelo 1948) foram produzidas. Em 1950 o motor da Chief é aumentado para 80 polegadas cúbicas (1300 cc) e garfos hidráulicos telescópicos são introduzidos. No mesmo ano de 1950 as Scouts tiveram seu motor aumentado para 500cc e foram rebatizadas como Warrior. Entretanto eram extremamente não confiáveis e não conseguiam competir em qualidade e preço com as motos inglesas que as inspiraram. Tiveram sua produção encerrada em 1952. Em 1953, a tradicional Indian, de Springfield, Massachusetts, uma das mais antigas e maiores fabricantes de motocicletas do mundo, tentando sobreviver a seus problemas tecnológico-financeiros e com a sombra da águia norte-americana Harley Davdison no mercado de motocicletas, encerra a produção de sua mais marcante motocicleta, a Indian Chief, que foi produzida de 1922 até 1953. Durante a década de 1950 a Indian vendeu parte da empresa para o conglomerado de engenharia inglês Brockhouse, passando a importar e vender motocicletas inglesas Matchless/AJS, Norton, Royal Enfield, Vincent, e também, construindo alguns trailers. A partir de 1960 ela passou a importar somente as inglesas Matchless, sendo liquidada judicialmente em 1962. A Indian só entraria novamente no mercado de motocicletas em 1999, relançando os tradicionais modelos Chief, Scout e Spirit através da Gilroy Indian Motorcycle que operou até 2003 na cidade de Gilroy, Califórnia, EUA, quando novamente faliu. Em 20 de julho de 2006 o grupo New Indian Motorcycle Company operado pela empresa inglesa Stellican Limited se instala em King Montain, na Carolina do Norte, e anuncia que voltará a produzir os modelos tradicionais de motocicletas Indian a partir de 2008-2009, já oferecendo atualmente (2007), a reserva de compra das Chief 2009, através do depósito de U$ 1.000,00 em nome da companhia.
Indian Four 1939
Indian 841
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