sábado, 17 de maio de 2014

Padre Motociclista

O padre Edson Roberto Codato, de 51 anos, é muito conhecido em Bauru (SP) não só pelos fieis da paróquia São Bras, no Núcleo Gasparini, mas também pelos apaixonados por motos e triciclos. Integrante fundador do motoclube ‘ByCoda’s do Asfalto’ e com uma irreverência de dar inveja, padre Edson afirma que para aliar as funções dentro da igreja e em cima do veículo, a batina, às vezes, cheira gasolina.


A moto começou a fazer parte da vida de Edson há 20 anos, quando saiu de Bauru como padre para ensinar a palavra de Deus no sertão da Bahia. “Depois que ordenei por seis anos em Bauru, fui para a Bahia. A paixão com a moto surgiu mais da necessidade. Gostava de moto só que não tinha. Fui para a Bahia, consegui uma moto doada. Era o único padre que gostava de moto. Com as estradas ruins, a necessidade era maior de usar a moto e comecei a pegar mais amor pela coisa”, lembrou.


Para o “padre motociclista”, a religião tem várias maneiras de evangelizar, independentemente da cara e do corte de cabelo. “Sou padre. Celebro como qualquer outro padre da igreja Católica Apostólica Romana. Só que eu gosto de moto. E uso a moto como uma ferramenta para evangelizar as pessoas que muitas vezes estão afastadas da igreja por algum motivo. E eu consigo aproximar essas pessoas exatamente pelo jeito de evangelizar”, disse.
Dentro da igreja e nos eventos de motoclubes, ele informou que jamais sofreu discriminação. “Meus fieis me aceitam do jeito que sou carinhosamente e vários começaram a gostar de moto por causa de mim. Alguns fieis vão aos encontros de moto e tocam nas missas. Já no motoclube sempre se espanta um pouquinho, porque eles concebem a ideia de um padre, com jeito de padre, cara de padre, roupa de padre. A princípio o pessoal assusta, mas depois quando você começa a conversar um pouquinho, já se derrete, vira amigo de infância e quer tirar uma foto pra mandar para a mãe.”


Fontehttp://g1.globo.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário