Honda CB 300R flex (Foto: Divulgação)
Apresentadas no final do ano passado, as novas Honda CB 300R e XRE 300, ambas com recebendo tecnologia flex, tiveram os valores divulgados pela empresa nesta terça-feira (19). Além de receber a nova tecnologia na motorização, os modelos passaram por sutis alterações na estética. A urbana CB 300R custa a partir de R$ 11.990 e a aventureira XRE tem valor inicial de R$ 13.290. Os modelos chegaram este mês às concessionárias da empresa e também possuem versões com freios ABS disponíveis.
Com o dispositivo de frenagem, a CB custa R$ 13.690, ao passo que a XRE tem preço sugerido de R$ 14.990. A previsão inicial da empresa era começar a vender as motos em janeiro de 2013, porém, houve atraso de um mês. O G1 questionou a fabricante sobre o motivo do atraso e aguardo um posicionamento oficial. A tecnolgia flex em motos de 250/300 cilindradas foi inaugurada pela Yamaha Fazer 250 Blueflex em 2012, apesar de a Honda ser pioneira em motos bicombustível, com a CG em 2009.
Mudanças de preços
As novidades nos modelos também renderam alterações nos valores, em relação aos antigos modelos que rodavam apenas com gasolina. As versões 2012 da CB 300R custavam R$ 11.690 (standard) e R$ 13.990 (C-ABS), enquanto os preços da XRE eram R$ 12.890 (standard) e R$ 15.390 (C-ABS). Ou seja, os modelos básicos ficaram mais caros e os com sistema ABS mais baratos.
As novidades nos modelos também renderam alterações nos valores, em relação aos antigos modelos que rodavam apenas com gasolina. As versões 2012 da CB 300R custavam R$ 11.690 (standard) e R$ 13.990 (C-ABS), enquanto os preços da XRE eram R$ 12.890 (standard) e R$ 15.390 (C-ABS). Ou seja, os modelos básicos ficaram mais caros e os com sistema ABS mais baratos.
Características técnicas
De acordo com a Honda, para orientar o uso de gasolina e etanol no tanque das motos, o painel traz uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC. Isto indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor, informa a fabricante, e após o aquecimento do motor, a luz se apagará.
De acordo com a Honda, para orientar o uso de gasolina e etanol no tanque das motos, o painel traz uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC. Isto indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor, informa a fabricante, e após o aquecimento do motor, a luz se apagará.
A empresa divulga que é necessário um mínimo de 20% de gasolina no tanque para garantir a partida a frio. Para rodar com os dois combustíveis, foram realizadas alterações no sistema de injeção eletrônica. O motor da CB 300R gera 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina. Com etanol, os valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm.
No caso da XRE 300, a potência máxima é de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando abastecida com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando tiver etanol.
Novo visual
CB 300R e XRE 300 também receberam alterações em seu visual, o que as deixou mais modernas. Ambas receberam novos defletores laterais nos tanques. No caso da CB 300R, eles se tornaram similares aos presentes na naked de alta cilindrada da Honda, a CB 1000R. Os piscas da CB 300R também foram renovadas e deixaram de lado a antiga coloração amarelada e passaram a ser translúcidos.
CB 300R e XRE 300 também receberam alterações em seu visual, o que as deixou mais modernas. Ambas receberam novos defletores laterais nos tanques. No caso da CB 300R, eles se tornaram similares aos presentes na naked de alta cilindrada da Honda, a CB 1000R. Os piscas da CB 300R também foram renovadas e deixaram de lado a antiga coloração amarelada e passaram a ser translúcidos.
Honda XRE 300 flex (Foto: Divulgação)
Honda CB 300R flex (Foto: Divulgação)
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